terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

21 Razões para se casar com um fotógrafo

Ontem, o Clício Barroso colocou no seu blog as 50 razões para não se casar com um fotógrafo (http://www.clicio.com.br/blog/2010/50-razoes-para-nao-casar-com-um-fotografo/). Fiquei abalada. Se ter um relacionamento com fotógrafos é tão ruim assim, como consegui ter três? Masoquismo? Situações mal resolvidas na infância? Compulsão esquizofrênica? Eh... burrice? É claro que não dá pra responder assim de repente, vou precisar de alguns anos de análise. Mas, como a gente tá sempre tentando se justificar para os outros, criei a minha própria lista: 21 razões para dizer sim aos fotógrafos. Tá certo que eu não consegui 50, apesar de me esforçar, mas vou buscar uma ajudinha luxuosa de Carlos Drummond de Andrade: "Há vários motivos para não se amar uma pessoa, e um só para amá-la; este prevalece”


1-Fotógrafos, mesmo os mais tímidos, são sempre galantes. Faz um bem pro ego!

2-Seus pais nunca vão reclamar que você casou com um vagabundo: ele pode não ter emprego, mas estará sempre trabalhando.

3-E se ele for um fotojornalista que vai para guerras e coisas do tipo, vai conseguir respeito até daquela sua tia mais careta, que invoca com o jeito esquisitão que ele tem (tá certo que o cara demora meses para perceber que precisa aparar o cabelo e a barba, mas, afinal, qual o problema de alguém se parecer com o Capitão Caverna quando é capaz de arriscar a vida desta forma, né?).

4-Se fotógrafos não dão carona para o casal de amigos porque o banco do carro tá cheio de equipamentos, também não dão carona para aquele cara folgado, que vai insistir para vocês desviarem em quilômetros o caminho só para deixá-lo na porta de casa.

5-E como o porta malas também tá sempre cheio, você é obrigada a fazer malas exíguas, que levem apenas o essencial. Ótimo aprendizado para quando for viajar sozinha: vai poder carregar suas malas sem esforço.

6-Ir ao cinema fica bem melhor. Você aprende a observar outras coisas - além do roteiro e da fina estampa do galã - como movimentos de câmera, enquadramentos e iluminação.

7-Na verdade, tudo pode ter uma nova cara: o fundo da lata de cerveja, a silhueta da antena do vizinho, a gota de orvalho no brotinho da samambaia... você vai começar a botar reparo em coisas que nunca tinham tido a mínima importância na sua vida.

8- São melhores conselheiros na hora de escolher uma roupa do que as amigas. Elas sabem o que está na moda. Eles sabem o que realmente fica bem em você.

9-Esta regra também vale para os cabelos, a maquiagem e a cor do esmalte. Eu sei... o cinza arábia tá na moda e suas amigas adoram. Mas se ele disser que “parece que você não tem mais a ponta dos dedos”, dê o vidrinho recém comprado para a sua sobrinha modernete. Ele deve estar certo.

10-Eles gastam todo dinheiro em equipamento. Mas isto é melhor do que gastar em outras coisas, né? Imagina ser casada com alguém que gasta tudo na coleção de dvds de axé!

11-Fotógrafos são movidos à paixão. Se está com você é porque você é apaixonante, mesmo que eles nunca digam.

12-Também estão sempre procurando beleza. Então, seguindo o raciocínio do item anteriror, você deve ter uma beleza especial (isto eles até dizem). Mesmo que ele esteja cercado de modelos lindas, sensuais e – obviamente- mais bonitas que você.

13-Pense nisto também na hora em que o flagrar olhando descaradamente para outra mulher: melhor do que fazer uma cena de ciúme, é dizer (mentir?) para si mesma que ele só está olhando por uma questão estética (ele é um esteta nato!).

14-A maioria dos fotógrafos precisa viajar a trabalho, pelo menos de de vez em quando. E, a menos que você trabalhe com ele, sobra tempo para se encontrar com as amigas solteiras e ficar hooooras falando sobre aqueles assuntos que nós adoramos mas que evitamos na presença deles.

15-Fotógrafos são exigentes. Mesmo que o restaurante que ele insiste em ir seja um muquifo com toalhas de plástico, a comida deve ser ótima.

16- Fotógrafos têm sempre algo para te ensinar. Mesmo que sejam nomes esquisitos que mais ninguém conhece. Como Gurski. Scheimpflug. László Moholy-Nagy.

17-Se você acha importante manter o diálogo, fique tranquila: nunca vai faltar conversa neste relacionamento. Por via das dúvidas, mantenha-se informada sobre o mundo da fotografia: talvez o tema das conversas não varie muito.

18-Se você gosta de fotografia, tem uma ótima oportunidade de aprender muitas coisas observando sua postura profissional. Eu disse ‘observando’. Não fiquem na ilusão de que ele vai te emprestar lentes ou te ensinar a usar o flash: se o teu interesse é técnica, faça um curso. Ele, no máximo, vai querer te ensinar outras coisas, como a subjetividade narrativa cinematrográfica implícita nos enquadramentos de Sergei Eisenstein ou a importância da documentalidade dentro do contexto contemporâneo numa sociedade saturada pelo excesso de imagens cuja banalização da fotografia beira... Enfim, abra bem os olhos, balance a cabeça concordando (concorde sempre) e se matricule num curso o mais rápido possível.

19-Seus retratos serão retocados: acabou aquela estória de por seu cachorrinho no avatar do Twitter porque não ficou bem na foto. As pessoas podem até não te reconhecer, mas que você vai ficar bem, isto vai!

20-As fotos de corpo também podem virar uma montagem. Se ele puser o corpo de uma gostosona embaixo do seu rosto, guarde com cuidado. Se vocês se separarem, você pode usá-las num daqueles sites de ‘paquera’ quando estiver afim de ter outro namorado (e, se na hora de se conhecerem pessoalmente, ficar muito visível que você tá com vários quilos a mais, invente que está tomando um anticoncepcional que retém liquidos)

21-Se você conseguir manter o casamento até a velhice não vai ter que se lidar com um marido aposentado na poltrona assistindo Datena e reclamando dos jovens de hoje em dia. Fotógrafos não se aposentam. E estão sempre cercados pelos jovens de hoje em dia, que ficam pedindo opinão sobre seus próprios trabalhos. Ah, eles também não assistem o Datena: o cenário é feio.

Obs. Seguindo o raciocínio “não me processe que eu sou pobre”, deixo o alerta: não estou recomendando a ninguém que se case com um fotógrafo. Leia as duas listas e tome as decisões por sua conta e risco.
E, não, eu não vou mais namorar nenhum fotógrafo, ok?

30 comentários:

  1. Amei, amei, amei! Até que enfim, alguém em nosso socorro. Sim, pq mesmo eu não tendo barbas para aparar, sinto-me honrada com os atrativos que vc citou. E pense, se não conseguiu 50 motivos, não se encabule. Afinal, não importa a quantidade e sim a qualidade!

    PS: o #21 me fez lembrar de algo que sempre falo para o meu marido: enquanto as outras vovós vão estar em casa fazendo bolo para os netos, eu vou estar na rua, ensinando-os a fotografar!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Pode colocar mais motivos?

    # as fotos dos filhos serão LINDAS

    # as SUAS fotos serão lindas

    # A decoração da casa pode ser toda baseada nas fotos autorais dele[a]

    só algumas que me lembrei de relance.
    ps: eu sou a fotógrafa. ele é professor de educação física e personal trainer.

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo, mostra uma pessoa que realmente foi apaixonada. Todos os motivos maravilhosos e românticos, parabéns pela lista. As 50 do Clicio tb são românticas e nos levam a admirar os fotógrafos.

    ResponderExcluir
  4. oi já sou casada com fotografo heheh e li a do clicio e a sua e as duas tem razão, se vc for ver bem eu sou pedagoga em resumo sou meio louca então ser casada com fotógrafo e ter filho dele não é nada de tão ruim kkkkkkk....seu post melhoro a imagem meio ruim que eles tem kkkk (mas que eles são chatos e só falam mesmo assunto a isso é).

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Realmente é charmoso estar casada com um fotógrafo. Depois que fiz isso há 10 anos não tenho do que reclamar, muito pelo contrário. No início estranhava ele tirar tanta foto minha, mas depois acostumei e, na verdade, adorei. Nunca tive tanta foto na vida, apesar de várias ficarem só com ele e eu nem ver. O outro ponto é que sou jornalista e saímos muito juntos a trabalho. Rola umas brigas de vez em quando, mas nada que um clique, seu naquele momento que vc estiver bem na foto, não acalme. Parabéns pela ideia. Abs, Cris Dissat casada com o fotógrafo Celso Pupo. :))

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi ninguém mencionar "fotógrafos" como "mulheres"!!! Só existe por acaso homem tirando fotos nesse mundo? Eu sou fotógrafa, e não me encaixo muito na lista do Clicio, e nem nessa, e também não gostaria de me casar com um fotógrafo! hahaha Vamos fazer uma lista com bons motivos para se casar com uma "fotógrafa"?
    haha apesar que para os homens, é bem mais difícil aceitar essas "dificuldades" da nossa profissão.

    Parabéns pelo texto. Grande abraço.

    @melnader

    ResponderExcluir
  7. só nao gostei da parte sobre nao namorar mais fotografos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai, gente, é verdade... é um texto sobre homens! Adoraria escrever sobre as mulheres fotógrafas. Mas, de vero, conheço-as bem pouco. Tenho só duas amigas fotógrafas. Contra 27 milhões de amigos, ex- namorados e professores. Acho que as mulheres têm algumas coisas em comum,como paixão e indignação, mas muitas diferenças também. As que eu conheço, por exemplo, entendem de equipamento, mas não tem fetiche por eles. Nem são tão competitivas, a ponto de sair cotovelando todo mundo. Parecem levar a profissão com mais serenidade e bem estar, como se tivessem um tipo de amor diferente pela fotografia, com mais carinho. Será? Me ajudem, meninas!!!

    ResponderExcluir
  9. Bem, estou noiva de um fotógrafo e curto com ele tudo que posso! Adorei os "50 motivos para não casar...", me fizeram rir e ver que TUDO era verdade, mas mesmo assim compensa. Como você disse nos seu motivos, daquelas verdades tiramos coisas positivas. Me encantei com a profissão e hoje ajudo meu noivo, faço eventos com ele e estou começando a fotografar também. Vale a pena, viu? "Tudo vale a pena se a alma não é pequena", não é?

    ResponderExcluir
  10. Pô cadê os comentários dos fotógrafos? Pra vc ver nem os próprios defendem a classe. rsrs Ótimo seu texto Mônica. Muito bom mesmo. Ganhou mais um fã.Tbém sou fotojornalista e ouço os motivos do Clício,quase que diariamente. Pra ser sincero não havia percebido a quantidade de qualidade que temos. Como costumo dizer tudo é questão de como observarmos as coisas.
    Muito legal mesmo.
    Ps:Tbém tenho um blog e posto fotos todos os dias. www.edvaldosantos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Apesar do placar(50x21) gostei do texto..rs..
    Afinal fotógrafo também tem sentimentos!!!..rs
    Abç.

    ResponderExcluir
  12. Adorei os dois textos e até fiz uma lista de Motivos para se casar com uma fotógrafa mas, claro, tudo é super subjetivo e muito divertido também...

    No fundo, os estereótipos e sua natureza "politicamente incorreta" rendem boas piadas e algum debate sobre assuntos assim.

    Abraços,

    Fatinha Costa

    ResponderExcluir
  13. Super bacana as razões. Acho muito divertido as repercussões dos textos da web.

    ResponderExcluir
  14. Ah...Eu tenho fetiche com teles enormes e poderosas, maiores do que eu, que sou baixinha, rs...

    Mas sou aprendiz, deve ser por causa disso: depois desmistifico e/ou desmitifico!

    Abs

    Fatinha Costa

    ResponderExcluir
  15. Quase tudo perfeito.. mas o item 8 deveria ser esticado aos fotógrafos de moda, pois a grande maioria não entende muito de moda. A começar por suas próprias vestimentas/produções. No máximo te ajudarão com composição cromática...rs

    ResponderExcluir
  16. O melhor argumento é o número 13: Boa desculpa pra dar para a namorada! hauahauhaauhaha

    ResponderExcluir
  17. GUSTAVO RAMPINI /
    Opa!! Cheguei!! Monica, incrivel seu texto e seu blog. É interessante como seus textos e do clicio dialogam com os cometarios . Parece que estamos todos batendo papo durante o interminavel plantao na pauta... hehhe ... bem , o numero 14 é um excelente argumento para quebrar impedir que a relacao caia na "rotina". Fotografos de Natureza são ciganos e contadores de historias pelo mundo, mas sempre retornam para os bracos de sua amada. para tortura-las, deliciosamente, com dezenas de histórias e centenas de fotos, é claro...
    ah, sem contar que somos práticos e criativos! Nunca um presente sera dado a uma mulher de uma forma "normal", qual uma imagem , ele tem que emocionar! Nos fotógrafos , ao contrario de q sua tia chata dizia, somo partidões!!
    Um abrcao galera, boas fotos, nos esbarrramos poraew!!

    ResponderExcluir
  18. ... ótimo, sem palavras. Quando se encontra alguém que nos entende nos apaixonamos, minha profissão é minha vida ...

    ResponderExcluir
  19. a 20 eh d+ xD .... po tem q botar mais coisa ai Mônica hehe os contras ta vencendo :(

    ResponderExcluir
  20. Hahahá!!!
    Já tinha encarado as 50 dicas contra...
    Amei essas a favor!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Sra Mulher de vestido, ok, existem zilhoes de fotografos, mas no fim dos anos 70 quando fiz meu meu primeiro curso de fotografia, a melhor memoria que eu tenho é de uma colega chamada Sandra (nunca mais soube dela, será que ainda fotografa?). Eram 19 marmanjos e ela. E o pessoal babava... nas fotos que ela fazia!

    Podem ser ainda poucas na quantidade (oque tb esta mudando) mas conseguem ter em suas fotos um "algo a mais"... Alem de animar a mesa na hora do chopp dos fotografos...

    ResponderExcluir
  22. Luiz, em nome das mulheres que fotografam: gracías! Que bom que pensa assim! rs
    Em homenagem às mulheres, fiz este outro texto:

    http://umamulherdevestido.blogspot.com/2010/02/23-motivos-para-se-casar-com-uma.html

    Beijo, ´brigada pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ler. Gostei...indo pro FB. Em tempo...sou fotógrafo.

    ResponderExcluir
  24. me matei de rir!!!! Minha namorada aprova!!!
    Sou fotógrafo claro!
    veja meu blog qdo tiver tempo. Trata de temas relacionados à fotografia!
    www.photolucidum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Sei não, ainda prefiro o meu programador ;P A fotografia fica por minha conta, apesar de amadora, ela ainda captura todos os nossos sentimentos (ohwn!! hahaha)

    ResponderExcluir
  26. Boa resposta! Adorei o seu foco: Refletiu no que foi diti e deu uma bela resposta. Mas acrescentaria: Saida em familia para cliques, fotos lindas dos filhos e são mega criativos....Sou fotografa e adoro criar tb momentos e cliques....bjo Parabens

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro sair nas fotos, mas nunca tiro uma boa e que ao final eu goste...
    Se me casar com algum fotografo acho que seria muito legal porque poderia ter meu próprio book de fotos, de graça :)

    ResponderExcluir
  28. De graça não, Renne. Provavelmente seria o contrário: ele usaria as fotos no portifólio dele e você nem perceberia que ele está é economizando o cachê da modelo!

    ResponderExcluir