sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dia do Fotógrafo: os preferidos

Há os professores. Têm sempre alguma coisa pra dizer. Não que eles achem que sabem mais: eles, de fato, sabem mais. Não sei dizer o que, mas é alguma coisa que escapa à percepção das outras pessoas e que eles pescam rapidamente. O melhor é que compartilham. E vale ponhar reparo no que eles dizem, costumam estar certos.
Além deles, os meus ‘preferidos’ são os mais velhos. Alguns aprenderam a fotografar em câmeras que nem tinham fotômetro. E agora estão aí, debruçados nos computadores, mexendo em programas de tratamento de imagem da mesma forma que aprenderam a medir a luz ‘no olho’. Não só testemunharam como fizeram parte efetivamente das mudanças qeu a fotografia vem passando nas últimas décadas. E nunca se aposentam: estão sempre fazendo alguma coisa nova. É como se os equipamentos ficassem obsoletos, mas eles não. Tem um ditado que diz que cachorro velho não aprende truque novo. Fotógrafos aprendem. Mantêm um perene interesse em aprender. E têm sempre tantas coisas pra contar que sou capaz de conter minha tagarelice e ficar só ouvindo, por horas, encantada com o que eles podem ensinar. Também já perderam o deslumbramento dos mais jovens, mas não perderam a paixão.
Aliás, todo fotógrafo - e agora eu não estou generalizando a esmo, é fato - é um apaixonado. Nunca conheci um que tivesse entrado na profissão só porque era vontade da família ou porque passou num concurso da prefeitura. Do fotodocumentarista que se embrenha por meses na floresta amazônica querendo pegar malária ao fotógrafo de casamento que chama suas clientes bonitinhamente de ‘minhas noivinhas’. Eles amam fotografar, dá para perceber só pelo jeito com que seguram as câmeras. E, quando em ação, têm um brilho nos olhos que até confunde quem está por perto. Alguns são tímidos, inseguros. Outros são espalhafatosos, exibicionistas. Uns são rústicos. Outros sofisticados. Mas nenhum é ‘morno’. É esta intensidade indisfarçável que os torna tão atraentes e, até, populares (ou vocês já viram algum protagonista de cinema que era despachante? Mas, fotógrafos, de “Blow Up” a “Antes da chuva”, tem mais de uma dúzia de filmes). Talvez eu seja suspeita (sim, eu sou absolutamente suspeita) para dizer, mas eles costumam ser apaixonantes. Me lembrei disto quando li no blog do Ayrton (http://ayrton.com/360/) a descrição do dia em que o helicóptero caiu na favela .... ele contando como ficou sabendo, da correria, da emoção. Pronto, me apaixonei pelo Ayrton! E por todos os fotojornalistas de novo. Tá, eu prometi para minhas irmãs e amigas que nunca mais vou namorar um fotógrafo. Estou cumprindo a promessa. Mas, gostar deles eu posso, não é? Eu simplesmente não consigo deixar de admirá-los. No fundo, acho que até os cotoveleiros, quando não estão cotovelando ninguém, devem ser interessantes (hum... talvez eu devesse ter dado uma chance pro cara da escada...). Então, é isto: feliz ‘dia dos fotógrafos’!

10 comentários:

  1. Olá Monica.
    Passei por aqui, li todos os teus posts e repentinamente ... vi meu nome no teu texto.
    E fiquei muito orgulhoso, me senti honrado.
    OBRIGADO pelo reconhecimento.

    E é verdade, sou um eterno apaixonado pela fotograifa. Ela, a danadinha, viciante, entorpecente, me ilumina a alma, me enche o peito de alegria e me impulsiona a todo dia tentar aprender mais um pouquinho, eterno aprendiz, vorazmente consumidor do "prazer" que obtenho quando estou "clickando"

    Feliz Dia do Fotógrafo para todos nós.

    Um beijo, aliás: 360 Beijos no Dia de hoje

    humildemente
    Ayrton Camargo
    ou para os mais chegados :-)
    AYRTON360

    ResponderExcluir
  2. Oi Monica!
    Adorei seus textos sobre o dia do fotógrafo! hehehe Conheci seu blog através do twitter do Ayrton!
    Adorei seu jeito de escrever e to indo agora pegar um café e ler o resto!
    Grande beijo!
    Ana t

    ResponderExcluir
  3. Salve! Parabens pelos textos e fotos... Genial! :)


    Feliz dia dos Fotografos! :)

    Abraços boreais,
    Ed

    ResponderExcluir
  4. Hhuahuahuauh! O máximo. :D Muita luz boa pra você Mônica.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mônica, cheguei aqui pelo blog do Martinelli. Parabéns pelas postagens sobre os fotógrafos. Sensíveis e exatas e com uma oralidade muito bacana.

    Roberto Mancuzo
    http://mancuzo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, amei seus textos sobre os fotógrafos! Super divertidos (e reais!!!)... rs
    Já estou seguindo o blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Seu jeito de escrever as coisas nuas também é apaixonante! Ao ler seus textos sigo uma viagem até meus autores preferidos! Aqueles que, quando leio, sinto vontade de fazer mais um café e ver o que mais sai de suas mentes maravilhosas e vem escorrendo pelos seus dedos.
    Favoritada!
    Parabéns!

    ResponderExcluir